Blog

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

O Museu do Louvre permanece fechado neste domingo (19) após ter sido alvo de um assalto espetacular, digno nas aventuras do gentleman cambrioleur da literatura francesa, Arsène Lupin.

Segundo a imprensa local, quatro ladrões encapuzados chegaram em duas scooters TMax aos arredores do museu mais famoso do mundo logo no início do horário de visitação. Dois deles quebraram as janelas e invadiram a Galerie d’Apollon (Galeria de Apolo), no primeiro andar. Em sete minutos, os bandidos levaram nove peças da coleção de joias de Napoleão e da imperatriz, como colar, broche e tiara.

  • LEIA TAMBÉM: Quer se antenar sobre tendências, turismo e estilo de vida? Receba gratuitamente as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro; cadastre-se aqui

Entretanto, o famoso Régent, o maior diamante da coleção, que tem mais de 140 quilates, não foi levado. Segundo o jornal Le Parisien, uma das joias foi encontrada e recuperada do lado de fora do Louvre. Trata-se da coroa da imperatriz Eugénie, que foi esposa de Napoleão III, considerada de valor inestimável. A peça estava danificada, diz a publicação francesa.

O assalto não fez vítimas, mas testemunhas que assistiram à cena do roubo disseram que houve pânico geral e correria entre os visitantes.

regent 1200x675 1
Diamante Régent, de 140 quilates, maior diamante da coleção de joias da Galeria Apolo. Crédito: Divulgação Museu do Louvre.
Coroa da Imperatriz Eugénie, peça abandonada pelos ladrões de joias do Louvre e encontrada danificada
Coroa da Imperatriz Eugénie, peça abandonada pelos ladrões de joias do Louvre e encontrada danificada. Crédito: Divulgação Museu do Louvre.

Localização e reconstituição das joias do Louvre pode ser difícil

Ainda de acordo com o jornal, é possível que, a essa hora, as peças de ouro já tenham sido derretidas para serem revendidas, como certamente foi o que ocorreu há um mês com as pepitas de ouro roubadas do Museu de História Natural de Paris. Uma das fontes do Le Parisien disse que certos diamantes das peças roubadas podem ser vendidos no varejo, o que dificulta a reconstituição das joias.

sancy 1200x675 1
Diamante Sancy, de 55,23 quilates, usado na coroação de Napoleão e presente na coleção de joias da Galeria Apolo. Crédito: Divulgação Museu do Louvre.

Vale lembrar que crimes relacionados a peças de ouro têm visto um aumento com a disparada nos preços do metal no mercado internacional, como já mostramos nesta outra matéria.

A Galeria de Apolo é uma das mais emblemáticas do Museu do Louvre e abriga uma das suas coleções mais valiosas, com 23 peças. Além do Régent, figuram também entre elas o Sancy, diamante de 55,23 quilates usado na coroação de Napoleão, e o diamante rosa l’Hortensia, que adornou as vestes ou coroas dos soberanos franceses.

*Com informações do jornal Le Parisien

The post Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo